sábado, 23 de maio de 2009

DIHELSON MENDONÇA - PRE-LANÇAMENTO DO CD "A BUSCA DA PERFEIÇÃO" (CCBNB - 22/05/2009)

Personagem da musica caririense com um estilo classic jazz, Dihelson Mendonça, fez um verdadeiro concerto musical no CCBNB (Juazeiro do Norte), nesta sexta feira, dia 22 de maio de 2009.

Um virtuoso pianista, suy generis (arrisco, até, chamá-lo de enigmático). O mesmo não precisa falar de si ou sua musica, o mundo já fala.

Ouvi o mesmo proferir esta noite que quando um músico toca em recepções, casamentos, nos bares, nas noites e tal, se torna conhecido tocando musicas de famosos e pode haver bons reconhecimentos, mas quando toca suas próprias composições, são criticados pela falta de criatividade. Com esse maestro podemos dizer que suas musicas ao serem compostas, já nascem no gosto de quem o ouvir tocar. As composições que me deliciei hoje não há uma prolixidade desnecessária e tediosa. Entre melodia e harmonia, se salva também a criatividade e individualismo de arranjos maravilhosos. Em certos momentos, alguns desses efêmeros, Dihelson cultiva uns contrastes, colocados os extremos próximos um do outro como uma forma de expressão: consonância e dissonância, humor e seriedade, tradição e rebeldia, simplicidade e complexidade, hesitação e convicção, silêncio e verbosidade.

Em obras alheias, como Noturno de Chopin, ele demonstra ser tão criativas que seus arranjos fazem dessa nova roupagem uma que desejaríamos como continuação da obra original.

Em uma dedicação feita a Bach, com um lindo som de cravo, um poema e uma voz (Luiz Carlos Salatiel), "Só Deus é Perfeito" oferece ao nosso siso frases verdadeiras e sons em perfeita harmonia e ouvi, claramente e ainda ouço: "Somos seres alados, somos seres alados. A arte nos deu asas...".

A beleza melódica da musica de Diehlson é mais viva em compassos ligeiros, tipo os allegrettos ou allegros. Nas suas composições sempre há uma variedade de melodias seccionadas e estruturadas no jazz clássico. Às vezes me vinha a impressão de ouvir uns rondós. Ouvi diversas incidências musicais nas composições tocadas nessa noite maravilhosa. Em sua interpretação de "Besame Mucho", ouvimos também "Perfídia", um misto de tango e jazz que encerrou com uma composição de John Barry.

Este foi o pré-lançamento do CD “A Busca da Perfeição”. Espero ser convidado
para o lançamento oficial.




3 comentários:

  1. Olá, Daniel,

    Muitíssimo obrigado pela fantástica resenha sobre o meu show/concerto ontem no CCBNB - Cariri. Inclusive, já "arrastei" a sua resenha lá para o Blog do Crato, a fim de outras pessoas poderem ler o que tão bem você escreveu de mim.

    Muito Obrigado pelo reconhecimento, pela amizade, pela sinceridade.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. AMEI...VC É MARAVILHOSO CONSEGUE QUE NOS POSSAMOS VER ,LER ,SENTIR O MAIS BELO DAS ARTES ESCONDIDAS EM TANTOS LUGARES DESSE NOSSO CARRI PARABÉNS...BEIJO TE ADORO...TE AMO

    ResponderExcluir
  3. - Foi bom, adorei. O rapaz se garante muito.
    Adorei a canção que ele fez com a voz da amiga.

    ResponderExcluir