sexta-feira, 24 de abril de 2009

Armazem do Som - Bandas de Garagem (parte III e IV)

TERCEIRO DIA 22/04/2009

Corri, corri... O show estava marcado para começar as 18 horas e eu estava em cima e não queria me atrasar.



A expectativa era grande. O dia era de bandas alternativas e tinha uma que muito estava abrindo a curiosidade das pessoas nos dias anteriores. Era uma banda formada somente por mulheres. Eu não conhecia.
 
Ao chegar no SESC já fui me admirando com a quantidade de pessoas que estavam presente. Muita mulher, muitos jovens, muita gente prestigiando esse evento. Papo vai, papo vem e revejo um e outro. Lembranças de quando eu tinha meus 18 anos e não tinha shows desse tipo. Ainda participei de alguns, mas não houve muitos. Encontrei músicos que tocaram nos dias anteriores e outros que ainda estavam na programação. O papo que rolava era justamente sobre o quanto estava sendo agradável esse festival.
 
As portas se abrem e a massa entra com gosto. Educadamente o publico se acomoda no belíssimo teatro. As luzes mostrando a expectativa de todos e a vontade de alguns, de estar participando, se mostra nos olhares para um palco fácil de se conquistar com a boa bondade e o talento.
 
Godiva’s é anunciado e a gritaria já mostra que a noite promete muito. Alegria e gritaria. Todos partem para frente do palco e logo o teatro se enche. Muitas pessoas indo pela primeira vez, muitas de outros lugares. As quatro garotas tão esperadas estão ali, lindas e felizes. Beleza não faltou no palco, pode apostar. A bateria anuncia e as guitarras e baixo acompanham. Começou timidamente. Infelizmente quando o vocal aparece... No inicio achei despreparo dela, Zizi, mas logo vi que tem alguns fatores que devem ser levados em conta. Na terceira música eu já tinha noticias que nossa vocalista havia estado doente e ainda tinha seqüelas. Ela passara alguns dias acamada. Mas esquecerei esse fato e falarei do que vi e ouvi. A Zizi estava muito desentoada, desafinada e com muita timidez. “Girls just wanna have fun” da década de 1980 cantada por Cyndi Lauper foi a primeira música do repertório da Godiva’s. A quarta música era um cover do Titãs (também da década de 1980) com uma nova roupagem e até interessante. Elas tem muito futuro, a vocal também fazia a guitarra base e, nesse instrumento, tocou bem. Meninas, à luta!! O futuro de vocês pode ser brilhante.
 


Papagaio do Futuro. Esse é o nome da banda que entrou em seguida. Achei o nome esquisito, mas naquele ambiente, quem não é esquisito? Achei que era mais uma bandinha porqueira que estava preenchendo mais um espaço vazio, mas logo vi que estava enganado. Foi uma apresentação de causar inveja a muitas outras que já tinham passado. Através de um contato eu fiquei sabendo que eles só tinham feito um ensaio e no dia que iam tocar. Começaram com Raul Seixas e com mudanças no arranjo. Os Beatles vieram em seguida e ai eu passei a ter certeza que a noite nao só prometia, cumpria maravilhas. A performance dos caras foi agradável e houve interação com o publico e o publico respondia com grande paga que eram os gritos e aplausos. Quando eles tocaram “Little Wing”, de Hendrix, foi incrível, a reação do público foi de está assistindo ao próprio tocando sua música. No fim ainda ouviu-se alguns gritarem “toca fogo na guita, toca fogo!”. Surpreendente repertorio, nada convencional, diferente das outras bandas que geralmente buscam aquelas mais manjadas. Teve solos longos e divididos. Os músicos foram bem profissionais e não posso deixar de elogiar o vocalista por ter bela voz e tocar muito bem. Você conhece Peter Franpton? E Ted Nugget? Não? O cara me lembrou o jeito desses dois grandes guitarristas que fizeram muito sucesso décadas atrás.


 
Após o espetáculo inesperado do Papagaio, agora era hora de mais uma surpresa. Konstance. Achei o nome diferente e fiquei curioso para saber mais sobre o som dos caras. Iniciou tranqüilo, sem agitos. Não vi pessoas gritarem o nome da banda. De repente... Distorções, longos solos, psicodelísmo, profissionalismo, técnica, muita técnica. Os caras são bons, mas pouco aplaudidos. Acho que o motivo foi somente o fato que eles tocaram três covers e o resto das musicas eram de própria autoria. O publico ali presente gostaram, mas não se animaram na hora das letras, porem nos solos eles deliravam. O baixista tinha muita técnica e muita simplicidade. Parabéns.
 


Assim foi o show do terceiro dia. Houve seus inconvenientes, como alguns engraçadinhos que aparecem para fazer piadas, mas não atingiu em nada o espetáculo. Se não gosta, não vá.
 
QUARTO DIA 23/04/2009
 
Esse não é um dia para qualquer tribo. Muitas distorções, muitas cabeças batendo, muito METAL!
 
Poucos usavam roupas que não fosse preto. Vi pessoas numa ansiedade incrível para que começasse logo. Hoje era um dia muito diferente.



Para iniciar tinha que ser realmente com uma banda ja conhecida e com integrantes conhecidos e não podia ser outra, se não, Dr. Divine. No palco havia a participação especial de duas lindas manequins, uma de topless e a outra com um fio dental muito interessante. Morgana e Pamela. Tomando o resto do palco, uma excelente banda com um repertorio maravilhoso e técnica e profissionalismo para dar e vender. Solos impressionantes. A habilidade do guitarrista é de dar inveja a muitos que estão nas paradas de sucesso. Jivago por duas vezes foi cantar junto a multidão. O povo gritava, elogiava, pedia, assobiava, pulavam, batiam cabeça. Impressionante como eles ja têm um publico fiel e grande. Em “Smoke on the walter” eu vi porque realmente eles tem fãs. Para encerrar tinha que ser com o clássico do heavy metal, “Rock’n’roll all night” e ai houve participação de todo mundo. Muito bom o show.



Para aferventar mais ainda o sangue do público, Born Damned. Com nova formação, eu esperava um pouco mais diferente e tive a alegria de saber que está melhor. Eu vi a primeira apresentação dessa banda no Vitória Régia algum tempo atrás e gostei muito. Agora está bem melhor e agora gostei muito mesmo. O repertório estava muito bem elaborado e até o cover do Arch Enemy estava presente com excelente demonstração de técnica e qualidade. O vocal gutural do Hugo está cada vez melhor e o cara ta dando conta do recado. Os guitarristas, bem sincronizado, faziam a festa da galera que interagiram o tempo todo gritando e pedindo grandes sucessos. Encerraram o show com muita garra e já estou na ansiedade para assistir a próxima apresentação.



Encerrando com muita maestria, Mortorion entra no palco e mostra que o extremo tem seu lugar entre o céu a terra e o inferno. Um trio pesado e com muita responsabilidade. Eles estavam ali alimentando a divulgação de uma tribo muito mal vista pela ideologia. Mas o seu peso, seus timbres e sua garra mostrou que sempre nasce mais um fã para prestigiar a grandiosidade que é o verdadeiro METAL. Em nem um dos shows anteriores eu vi o público querendo subir no palco, mas nesse... Nesse até crianças havia diante do vocalista Daniel Black, batendo cabeça e mostrando que o movimento cresce. Era notório que aquela galera estava ali porque realmente gostava e não por simples modismo. A força que emanava daquele palco era surpreendente. Os integrantes das bandas anteriores estavam ali, fundidos, com o publico que também os prestigiaram. O guitarrista mostrou que tem punho forte e entoou solos rápidos com distorções formadas com proficiência e ouvi por dezenas de vezes aquela guitarra largar gritos de terror e agonia nos ouvidos de um publico sedento por um movimento maior e mais valente do Black Metal caririense.
 


Com esse festival acontecendo no Sesc Juazeiro do Norte, podemos notar que o Ceará, aqui de baixo, no extremo sul, pode e tem como crescer com estilos musicais que vão alem do já, mais que batido, forro e outras coisinhas sem gosto. Parabenizo aos idealizadores do evento pela grandiosidade que está sendo este festival. Ao final deste evento conheceremos como nasceu essa idéia e quem transformou essa maravilha de Festival em realidade.



Para o espetáculo seguinte teremos muitas atrações e mais fotos. Espero contar com vocês para manter o nosso Blog atento a outros bons eventos. Estamos em preparo de uma página para fazer cobertura de eventos desse porte.
 
Não esqueça de deixar o comentário de vocês. Até a próxima.
 
Carpe Diem.

10 comentários:

  1. e eu perdi tudo isso?
    estou gostando do blog, continui asim.

    ResponderExcluir
  2. COMO SEMPRE DANIEL TRAÇANDO UM RESUMO MUSICAL DETALHADO DAS BANDAS. ESSE EVENTO COMOMUITOS OUTROS SERVE PARA MOSTRAR QUE NESSA TERRA O ROCK´N ROLL SE MANTEM FORTE E RENOVADO.
    VALEW DANIEL PELA COBERTURA, VALEW SESC PELA INICIATIVA, AOS BANGERS QUE COMPARECERAM E AS BANDAS QUE MOSTRARAM QUE APESAR DAS ADVERSIDADES É POSSIVEL FAZER MUSICA DE QUALIDADE. LONG LIVE ROCK´N ROLL.

    ResponderExcluir
  3. Dan... Só queria fazer uma pequena consideração quanto ao nome da banda. É no singular mesmo: Papagaio do Futuro. É uma homenagem ao papagaio da minha vó materna e uma referência a uma canção homonima de Alceu Valença.
    Gostei bastante dos comentários dos shows todos, especialmente os das bandas altenativas, onde você demonstra todo conhecimento de causa quanto às peculiaridades desse tipo de música; além de considerações a respeito dos fatores técnicos descobertos em "off" pelos bastidores
    Parabéns pela cobertura! E agora vou ficar acompanhando o blog... Você tinha posto uma letra a mais no papelzinho, mas depois postou correto no orkut. Valeu... Boa sorte!!!
    Logo logo entro em contato contigo. Foi boa!

    Aquiles Salles

    ResponderExcluir
  4. Quando ví você tirando fotos das bandas imaginei que aquelas seriam utilizadas como objeto principal na divulgação.
    Pra minha surpresa (boa surpresa), encontro aqui todo esse material escrito sobre as apresentações.
    Gostei da sua maneira de escrever. Parabéns pelo blog; e agradeço pela cobertura.

    Fica minha critica a organização do festival, que deixou aquele pessoal que estava "filmando", dando uma de repórteres, entrarem e permanecerem no local. Isso porque essa "equipe de reportagem" estava lá com a intenção única de ridicularizar espectadores e bandas.

    Davi Almino

    ResponderExcluir
  5. Fala Daniel!!

    Ta de parabéns!! O blog ta excelente, a cobertura do evento foi muito boa, me deu uma saudade enorme hehe. Bom rever por foto Carlos e Jivago, que eu não consegui encontrar no show do Iron, e além disso rever Daniel, e saber que ele continua com a banda, que pelo visto está de muita qualidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fala Daniel!!

    Ta de parabéns!! O blog ta excelente, a cobertura do evento foi muito boa, me deu uma saudade enorme hehe. Bom rever por foto Carlos e Jivago, que eu não consegui encontrar no show do Iron, e além disso rever Daniel, e saber que ele continua com a banda, que pelo visto está de muita qualidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. O Festival Foi Divinamente Bem Elaborado, Muito Massa Mesmo ! Precisamos de + Desses aqui Na Região, Juazeiro Anda Muito Carente de Eventos q Disponibilizem Espaço Para as Bandas Genuínas . Espero q Outras Entidades Culturais Promovam Eventos Semelhantes á Partir Deste Exemplo e de Outros como o "Rock Cordel" ! Vlw' Genial Este Espaço,e as Críticas não Deixam a Desejar, em sua Essência Costrutiva mas não Desfarçando a Apreciação Minuciosa aos Detalhes, Para Não Deixar Escapar Nada . Foi Um Prazer postar Esse Comentário .

    SergimDuarte

    ResponderExcluir
  8. ei daniel!! procuro a minha foto junto com uma amiga porem vc ainda nao postou!! talves pq num foi intreressante no momento!! mas envie o link pra comunidade no orkut: skate cariri! blz? estarei aguradando!!
    há minha foto é de um kra alto com uma mina baixa e um cara de camisa rosa

    ResponderExcluir
  9. ei envie minha foto pra cmounidade do orkut
    "skate cariri" !!!
    agradeço minha foto é de um cara alto com uma mina baixa e 1 kra de camisa rosa!!! ei gostei do blog!!! boa iniciaticva
    obs: eu sou o dono de ssa comu!! pod enviar pro meu orkut

    ResponderExcluir
  10. Caro Fidelis, quero deixar meus parabéns pelo seu trabalho no III São Rock. Como sempre você incansável, iluminado, criativo. Abraços do Projeto VOID.
    Walber Feitosa

    ResponderExcluir