quarta-feira, 22 de abril de 2009

Armazem do Som - Bandas de Garagem (parte I e II)

Em meio a correrias, vamos nos enforcando dia após dia para irmos e vivermos alguns momentos bons.

Nessa semana o Sesc Juazeiro do Norte está com uma programação maravilhosa. Varias bandas estão reunidas e trazendo uma qualidade e atração para nossa região.

A programação é a seguinte:


Na terça, dia 21, houve uma banda extra confirmada em ultimo momento: Jardim das Horas de Fortaleza.

O primeiro dia já foi surpreendendo pela potência e qualidade do baterista da banda Sky Daze que abriu o festival. Seis garotos esbanjando força de vontade e muita alegria. Vi flashs e mais flashs sendo disparados durante toda a apresentação que levou uns 40 minutos. Tem futuro. A performance de palco foi uma negação. Os garotos tinham medo do público e não interagiam, o que dificultava mais ainda para uma qualidade da apresentação. Do lado esquerdo do palco ficou o backing vocal e as duas guitarras. Já no outro canto o baixista procurava uma sombrinha para se esconder. O vocalista líder cantou para o grupo da esquerda. Não tirou o olho deles. Ja o baterista, esse sim, foi destaque. Levantava, tocava em pé, girava as baquetas... Impressionava. Parabéns.


Para transformar o cenário, Rocker. Irreverente e cheia de criatividade essa banda já entrou agitando. Trouxe alegria. Descolou risadas até dos seguranças que estavam trabalhando no evento. O vocalista se transformou algumas vezes e até um sombreiro apareceu de repente. Rebolados, dança e improvisos. Houve interação com o público do inicio ao fim e ainda houve pedido de bis no final. O chato é ter que ouvir muitos covers, mas é isso ai.

Por fim entrou a banda Red Steel. Já começou falhando. O guitarrista foi consertar seu instrumento antes de entrar no palco. O público já estava impaciente e alguns até saíram antes mesmo da banda começar a tocar. Quando iniciaram, até parecia já ter alguma experiência, mas aos poucos mostraram nervosismo ou estavam naqueles dias que sobra o que não presta pra eles. Tocaram, foram aplaudidos, interagiram com o público superficialmente. O único que se deu ao trabalho de se mostrar foi o vocalista. Precisa de mais agito dos outros músicos.

Notei muitas diferenças no movimento musical dos últimos anos pra cá. Com esse evento dá pra notar que as bandas estão começando a nascer aqui no Juazeiro com mais força e incentivo. O rock está pegando seu lugar merecido. As bandas alternativas estão vingando o tempo que ficaram caladas e desprezadas. Vinte e uma bandas foram convocadas a tocar nesse evento. Vinte e uma bandas estão mostrando muita garra e vontade. Espero somente que esses músicos se preparem mais. Procurem ser mais profissionais e levem mais a serio a vida na música.



SEGUNDO DIA 21/04/2009
 
Por motivos técnicos o show começou as 18 horas.
 
Para iniciar o segundo dia tivemos a banda Pieroht. Formada com duas guitarras, dois vocais, um baixo e o baterista, iniciou o dia com muito agito, força e interação. Tiveram espírito e força de profissionais. O repertorio é que deixou a desejar. Eu não sabia que ainda tocavam nos shows as musicas como “Que país é esse?” e outras que nem lembro mais o nome. Uma banda de jovens com um repertorio de antes deles nascerem. Isso é bom? Talvez, depende muito do ponto de vista. Nesse caso, acho que não. Iniciaram muito bem com uma vinheta, que parecia ser própria deles. O guitarrista cantou uma musica de autoria dele mesmo. Não curti.
 
Para segunda banda entrar demorou um pouco, mas entrou com alegria e mais covers. “Que país é esse também estava presente no repertório. Achei muito sem criatividade ou sem competência. Existem muitas musicas expressivas e bonitas do Legião e não são tocadas. Ao menos troquem. O vocalista estava elétrico e o baixista o acompanhava. Não sei quem mais se apresentou dos dois.
 
Voltando aos anos 1970 e 1980, em um estilo Made In Brazil, o BR 87 detonou e mostrou um verdadeiro rock’n’roll. O guitarrista mostrou ser um show man, o baterista era o vocalista principal, apesar de dividir o posto com o lead guitar, show man... O baixista matou a pau. O cara tocava como se fosse o proprio baixo. As cordas iam para o dedo do cara. Ele é muito bom. Para finalizar a apresentação, o BR 87 tocou um blues muito gostoso que animou a galera.
 
B’Haves foi a quarta banda da noite. O BR 87 deixou a galera toda acessa. Enquanto montavam o palco, eles agitavam ao som de um metal gostoso que rolava no telão e continuavam aquecido. Mas ao entrar, o seu estilo era mais leve, mais compassado, mais suave. Parecia balada diante do que rolou antes e durante a preparação do palco. Mas tudo bem, venhamos e convenhamos, os caras pelo menos não atravessavam. Tocaram bem, tiveram presença de palco e deixaram o publico contentes do meio para o final. Na verdade eles prepararam o publico pro show seguinte. Tiveram presença de palco através do vocalista porque os demais integrantes fizeram sua parte em seus cantinhos.
 
Encerrando a noite tivemos uma atração contratada de ultima hora, um belo trio de Fortaleza, Jardim das Horas. Um estilo diferenciado das outras bandas que se apresentaram antes e no dia anterior. Uma batida eletrônica, outra hora psicodélica. A vocalista, assediada pelo publico masculino, e sua voz lembrava a irlandesa Dolores O’Riordan vocalista do Cranberries. Sua performance no palco combinava com as musicas, porem ouvi algumas risadas de pessoas que acharam engraçada. Um dia o povo acostuma a acompanhar essas “coisinhas”. Ia esquecendo... Eles usaram um notebook com o cakewalker para rolar as batidas eletrônicas.
 
Mais um dia. Amanha estaremos de volta.




6 comentários:

  1. DANIEL COMO SEMPRE TRAÇANDO UM PERFIL MUSICAL DETALHADO DE CADA BANDA E MOSTRANDO QUE NESSA TERRA O ROCK´N ROLL APESAR DE TODAS AS ADVERSIDADES CONTINUA FORTE E RENOVADO.

    ResponderExcluir
  2. Grande Daniel, está de parabens, tanto o blog quanto as fotografias na cobertura do evento do SESC! É isso ai!!

    ResponderExcluir
  3. parabéns a todos que fizeram esse grande festival em juazeiro.no geral foi um grande evento,mas precisa ser trabalhado mais a assistencias às bandas que ali tocaram.E a voce daniel foi excelente sua cobertura,indo todos os dias e tirando perfeitas fotos.vamos agora pra o dia 16 de maio e 06 de junho nos festivais de metal na iguatemí show aqui no J.

    ResponderExcluir
  4. ai, de parabens ai, ao grande Daniel Fidelis,
    muito extrovertido, né?
    até demais...
    mas blza.
    obg mesmo pela iniciativa e o apoio.
    Parabens, pelo blog e pela força de vontade.
    vlw amigo!
    Espero que esteja tambem presente no II festival de metal na iguatemi show's dia 16 de maio,

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu trabalho, ate então não conhecia esse blog mas fiquei muito impressionado com a maneira que são escritas as matérias sobre os eventos. Mais uma vez parabéns pelo trabalho. São blogs assim que o cariri precisa.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho, ate então não conhecia o blog mas fiquei muito impressionado com a irreverência que as matérias são escritas e a diversidade de eventos que o blog abrange. Mais uma vez parabéns pelo trabalho, são blogs assim que o cariri precisa.

    ResponderExcluir