segunda-feira, 21 de março de 2011

II GALOPE ESTRADEIRO COM ELOMAR E CAMERATA

Como falar de um show sem platitudes e obviedades? Como iniciar uma frase sobre um brasileiro, nordestino e que faz musica de verdade? Difícil.

Senti-me tão inverso ao que costumo ser, que até fiquei extasiado por quase toda a apresentação.

Indo ao principio da noite, começo com a triste verdade de não poder fotografar Elomar em nenhum momento. Entrando no Teatro Patativa do Assaré, já ouço a passagem do som. Minha mão coçava feito louco para fazer umas fotos. Lá estava ele, sentado bem na minha frente, entre a Flautista Elena Rodrigues e seu filho, o maestro João Omar. La no cantinho estava o violoncelista Marcos Roriz. Por trás do Elomar havia uma cantora lírica, convidada especial, Luciana Monteiro.


Em certo momento ficam somente os músicos e Elomar vai ao camarim. Então eu pude entrar em ação. Fiz algumas fotos dos músicos e já fui me sentindo menos baldado.

Aproveitei para dar uma voltinha pelo camarim, tentar alguma coisa... Em vão. Nada de fotos. Pedi para ao menos fazer uma foto minha com ele e o mesmo responde: "Vamos guardar somente o som, é o que importa." Eu dei uma insistida e novamente: "Não vou abrir uma exceção..." e eu já nem ouvia mais o que ele falava.

João Omar
As 20 horas em ponto as portas são abertas e o povo entra. Acomodados, todos esperam ansiosos pelo inicio. As luzes se apagam. Alguns passos são ouvidos naquele silencio... Elomar está no palco. Vestido com uma camisa, botas e chapéu pretos, calça azul. Barba longa e branca.

Marcos Roriz

Luciana Monteiro e Elena Rodrigues
O silencio imperou entre os espectadores a maior parte do tempo, mostrando o respeito e apreciação a obra de Elomar. Por varias vezes foi ovacionado. Por varias vezes arrancou risos da platéia.

Marcos Roriz
Apos a abertura, Elomar, fala sobre o projeto que assistimos e comenta sobre a falta de cultura de políticos brasileiros. Comenta da rejeição de três prefeituras pela sua apresentação. Detalhe: era grátis.

Elena Rodrigues

Elomar apresenta duas musicas sozinho, tendo a entrada de João Omar somente na terceira musica. Na quarta musica entram Elena Rodrigues (flauta) e Marcos Roriz (violoncelo).


João Omar

A solista Luciana Monteiro passa a se apresentar com os músicos, agora sem a presença de Elomar. E novamente eu entro em ação com minha câmera... rs. Na ultima música Elomar canta com todos os músicos presentes.

No retorno de Elomar ao palco a conversa é mais filosófica. Elomar canta a vida sertaneja, com suas notas, suas palavras, seu dialeto, seu suor e sonhos. Um homem que vive a musica faz-nos respirar dessa maravilhosa apresentação. Lembra músicos eruditos, filósofos e poetas históricos. Fala sobre os escritos bíblicos e recita Salomão.


Elomar cria imaginação na cabeça de todos ali presentes. As expressões das pessoas ao assistir e apos saírem do teatro é simplesmente algo que não se vê facilmente.

Elomar é peculiar e suficiente.

PROGRAMA:
ABERTURA – Elomar
MULHER IMAGINÁRIA – Elomar e Camerata
RIACHÃO DO GADO BRABO – Elomar e Camerata
LAMENTO DE VAQUEIROS – Elomar e João Omar
ARRUMAÇÃO – Elomar e Camerata
CAMPO BRANCO – Elomar e Camerata
GABRIELA – Elomar e Camerata
DONZELA TIADORA – Elomar e Camerata
O PEDIDO - Camerata e Luciana M. de Castro
SAUDADE DUÍDA - Luciana M. de Castro e Camerata
PATRA VÉA - Luciana M. de Castro e Camerata
II PIDIDO – Luciana M. de Castro e Camerata
CANTIGA DE AMIGO – Elomar e Camerata


Eu e João Omar, maestro, violão classico e filho de Elomar.


Kaika Luiz com João Omar.


Luciana Monteiro, eu e Elena Rodrigues


Eu e Marcos Roriz.


CARPE DIEM.

3 comentários:

  1. Maravilha Daniel! Belas fotos, pena que o grande Elomar não abriu mão para o seu click.
    Já "roubei" a minha rsrsrs
    Abração

    ResponderExcluir
  2. vou roubar essa matéria para meu blog, cultura no cariri tá?
    qualquer coisa entra em contato, o show foi lindo!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto e fotos!

    Já passei por algumas frustrações em shows que gostaria muito de fotos, rs... Quem sabe de outra vez você não consegue?
    Goste de conhecer o seu blog!
    Abraços

    Cristiany Lacerda

    ResponderExcluir