sábado, 23 de maio de 2009

DIHELSON MENDONÇA - PRE-LANÇAMENTO DO CD "A BUSCA DA PERFEIÇÃO" (CCBNB - 22/05/2009)

Personagem da musica caririense com um estilo classic jazz, Dihelson Mendonça, fez um verdadeiro concerto musical no CCBNB (Juazeiro do Norte), nesta sexta feira, dia 22 de maio de 2009.

Um virtuoso pianista, suy generis (arrisco, até, chamá-lo de enigmático). O mesmo não precisa falar de si ou sua musica, o mundo já fala.

Ouvi o mesmo proferir esta noite que quando um músico toca em recepções, casamentos, nos bares, nas noites e tal, se torna conhecido tocando musicas de famosos e pode haver bons reconhecimentos, mas quando toca suas próprias composições, são criticados pela falta de criatividade. Com esse maestro podemos dizer que suas musicas ao serem compostas, já nascem no gosto de quem o ouvir tocar. As composições que me deliciei hoje não há uma prolixidade desnecessária e tediosa. Entre melodia e harmonia, se salva também a criatividade e individualismo de arranjos maravilhosos. Em certos momentos, alguns desses efêmeros, Dihelson cultiva uns contrastes, colocados os extremos próximos um do outro como uma forma de expressão: consonância e dissonância, humor e seriedade, tradição e rebeldia, simplicidade e complexidade, hesitação e convicção, silêncio e verbosidade.

Em obras alheias, como Noturno de Chopin, ele demonstra ser tão criativas que seus arranjos fazem dessa nova roupagem uma que desejaríamos como continuação da obra original.

Em uma dedicação feita a Bach, com um lindo som de cravo, um poema e uma voz (Luiz Carlos Salatiel), "Só Deus é Perfeito" oferece ao nosso siso frases verdadeiras e sons em perfeita harmonia e ouvi, claramente e ainda ouço: "Somos seres alados, somos seres alados. A arte nos deu asas...".

A beleza melódica da musica de Diehlson é mais viva em compassos ligeiros, tipo os allegrettos ou allegros. Nas suas composições sempre há uma variedade de melodias seccionadas e estruturadas no jazz clássico. Às vezes me vinha a impressão de ouvir uns rondós. Ouvi diversas incidências musicais nas composições tocadas nessa noite maravilhosa. Em sua interpretação de "Besame Mucho", ouvimos também "Perfídia", um misto de tango e jazz que encerrou com uma composição de John Barry.

Este foi o pré-lançamento do CD “A Busca da Perfeição”. Espero ser convidado
para o lançamento oficial.




sexta-feira, 22 de maio de 2009

DR. DIVINE - SESC JUAZEIRO DO NORTE - 21/05/2009

Na hora marcada, as 20h em ponto, o guitar player Bergson e o drummer Raniery dão inicio ao show, seguidos pelo expert bass Carlos Lima que entra com um som grave que se alinha e contrasta ao agudo do solo feito pelo Bergson na já conhecida “Facing The Devil” (de autoria dos próprios). Jivago entra no palco, com aplausos e assobios da platéia, jorrando força e muita animação.
 


Nesta noite eu retornei aos anos 80 quando ouvi Big City Nights do Scorpions, com um releitura feita pelo esplêndido Dr. Divine no SESC Juazeiro do Norte, Teatro Patativa do Assaré. Com a diferença de uma guitarra a menos, o grupo de Hannover, Alemanha, foi lembrado no repertorio da Dr. Divine, que só tocou três covers: “She Made Me Cry”, dos brasileiros Pholhas, lançado na decada de 1970, uma balada que o Dr. Divine deu uma nova roupagem com distorções e peso. Ficou ótima, não tão melosa como no original, e os integrantes fizeram otimo trabalho de arranjo. Foi a terceira musica no playlist. “Big City Nigths” foi o segundo cover e é um hit lançado no album “Love at First Sting” de 1984, no mesmo da consagrada e manjada “Still Loving You” do Scorpion. Foi a sétima musica do playlist. Como sempre, encerrando os shows, “Rock’n’Roll All Nite”, do álbum “Dressed To Kill” de 1975, do grupo americano Kiss. Indiscutível que eles tocam muito bem, vale ressaltar.
 
O publico era pequeno (leia-se FIEL), mas a animação era de muitos. As conversas de palco, as brincadeiras, os solos, as peripécias, as distorções, fizeram desse evento muito especial e animador.
 
O som do Dr. Divine está ficando cada vez mais profissional, posso ate mesmo adjetivá-los como excepcionais, e de excelente qualidade. Essa banda Juazeirense já vem fazendo sucesso e adeptos desde 2006. A técnica vem mostrando que esta sendo aprimorada a cada dia e o prazer dos rapazes de tocar, vem sendo mostrado pela luta incessante de compor mais um trabalho de estúdio.
 
O show dessa vez não trouxe as ajudantes de palco, Morgana e Pamela, mas foram lembradas.
 
Na agenda do Dr. Divine já está agendado show em Crateús, no dia 04 de junho de 2009.
 
Playlist:
Facing The Devil
Red Maverick
She Made Me Cry
Someone
Angel
Dancing With The Masked Ones
Big City Night
Night Child
My Rock’N’Roll Band
Rock’N’Roll All Nite
 
Todas as musicas de autoria da Dr. Divine, exceto: “She Make Me Cry”, Pholhas; “Big City Night”, Scorpions e “Rock’N’Roll All Nite” do Kiss.
 
Formação:
Vocal: Jivago
Guitarra: Bergson Young
Baixo: Carlos Lima
Bateria: Raniery Dionísio
 
Visite o MySpace da Dr. Divine e confira informações e os videos: http://www.myspace.com/drdivine
 





sábado, 16 de maio de 2009

GLORY FATE - CENTRO CULTURAL BNB JUAZEIRO DO NORTE

 
Apos um longo período sem comparecer a apresentações no Centro Cultural BNB, Juazeiro do Norte, me fez surpresa o que encontrei na sua calçada. Uma fila grande de jovens amante do metal prestigiando mais um show que, logo apos, se revelaria em tremendo e belo show de heavy tradicional.
 
Banda formada no Juazeiro em 1992, a Glory Fate traz uma boa bagagem já e um numero de adeptos grande. Os ingressos já haviam esgotado e os jovens só esperavam que as portas do teatro fossem abertas.
 
Lembrando grandes bandas tradicionais, ouvi riffs oitentistas com velocidade característica do gênero, apresentando um ecletismo estimável, e em certa medida, me veio a lembrança de clássicos do heavy e o delicioso gosto de saborear um metal bem tocado. Quinze anos depois de sua primeira formação, a antiga banda Stormbringer, agora Glory Fate, mostra que progrediu muito nesses anos e ainda promete muito mais pela frente.
 
Anunciando o lançamento futuro de mais um álbum, o vocalista Markim apresenta mais uma musica e ouço gritos de pedidos e mais pedidos. Michel Macedo, guitarra solo, mostra uma performance invejável e talento de sobra. Troca de guitarra algumas vezes para condizer com cada musica que se segue. Victor Marcel, com suas quatro cordas graves acompanha com paciência, no seu cantinho, com talento e boa pegada. Já Remy Oliveira, lá atrás do palco, emite, com força e coordenação, belos pesos através de sua batera sempre muito bem sincronizado com toda a banda.
 
Para finalizar o show, na penúltima música, o Michel Macedo sai por um minuto do palco e Markim passa a interagir com o público. Logo em seguida, Michel volta como Darth Vader, o personagem vilão de Star Wars, com seu capacete negro e sua capa longa e uma longa espada “laser” vinda do paraguai (risos). Pena não ter ouvido aquela respiração mecânica, ruidosa e irritante. (Acho que ouvi ele gritar: Luke, eu sou seu pai...).
 
Estavamos chegando ao fim, e como num bom show não pode deixar de ter uma bela surpresa, foi convidado para cantar a última música, Ace of Spade do Motorhead, o baixista Victor. Foi muito bem recebida pelos headbangers (inclusive eu).













Voz e Guitarra: Markim
Guitarra: Michel Macedo
Voz e Baixo: Victor Marcel
Bateria: Remy oliveira
 
Repertório:
The Worst Curse Of Man
Divine
Bad Moon Rising
Black Beauty
Before And After
Fire Kingdom
The Kiss Of Death
Ride On The Roller Force
Ace Of Spade
Todas as músicas são de autoria da Glory Fate, exceto Ace of Spade do Motorhead.

------------------------------
ATENÇÃO: PROXIMA SEMANA SERÁ LANÇADO O SITE OFICIAL "O LUMINAR". NO SITE TEREMOS CLASSIFICADOS PARA BANDAS; PAGINAS INTEIRAS PARA AS BANDAS DO CARIRI; MATERIAS E COBERTURAS DE EVENTOS; ALBUNS DE FOTOS DE EVENTOS E DOS USUARIOS DO SITE.
O BLOG NÃO VAI PARAR, SÓ VAI AMPLIAR.
------------------------------

terça-feira, 12 de maio de 2009

AVENTAL TODO SUJO DE OVO - TEATRO SESC PATATIVA DO ASSARÉ (JUAZEIRO DO NORTE)

Assistir uma peça de teatro, para muitos, ainda é algo muito monótono e cansativo. Mas na nossa região está havendo uma ascensão nesse meio, assim creio. Até um tempo atrás o Cariri contava com muitos “pseudos” atores. Na verdade não passavam de pessoas que não tinha mais o que fazer. Os bons continuam até hoje, fazendo sucesso e agradando muito em suas performances.
 
Bem junto ao público, dividindo o palco, assim foi a peça “Avental Todo Sujo de Ovo” que aconteceu neste ultimo dia 10 de maio de 2009, no teatro SESC Patativa do Assaré – SESC Juazeiro do Norte.

Um elenco formado por profissionais competentes e já conhecidos na região, a peça tem um enredo interessante e muito similar a realidade de muitas famílias. Com muita seriedade e também belas picadas de humor, o Grupo Ninho de Teatro, apresenta uma verdade que abala a relação familiar pelo preconceito imposto pela sociedade ao longo dos tempos. Porem, ao mesmo tempo, mostra que o amor que o sangue nos oferece como dádiva da vida, pode causar reviravoltas.

Embora tenha chegado atrasado por motivos particulares, ainda deu para ficar muito maravilhado com todo o espetáculo que a boa arte cênica ainda pode nos dar.

“Avental Todo Sujo de Ovo” relata a historia de um garoto que fugiu de casa quando criança e volta 20 anos depois, para rever seus, já cansados e saudosos pais, Alzira (Joaquina Carlos) e Antero (Dirceu Barbosa). Moacir (Rita Cidade) tem um longo diálogo (que ora faz rir, ora cria um nó na garganta) com sua mãe Alzira. Nessa hora você pode notar o profissionalismo dessas duas atrizes pelos improvisos que a peça permite. Esse dia é o aniversário do Moacir e, por coincidência, dia das mães. Alzira de inicio tem uma grande surpresa com o retorno de Moacir, mas como todas as mães, tenta entender o que aconteceu com ele nesses últimos 20 anos. A participação da madrinha de Moacir, Noélia (Zizi Idalécio), é outro retrato da vida. Uma comadre que acompanhou todos esses anos, dando o ombro amigo a Alzira. Ela me lembrou muito aquelas vizinhas fofoqueiras e encrenqueiras que não fazem nada na vida, alem de investigar e instigar malicias (detalhe: das cenas de Noélia vi somente a última participação). A maior surpresa é a Indiene Dubois, uma dançarina (da boate Mademoiselle).

 



Grupo Ninho de Teatro:
AVENTAL TODO SUJO DE OVO
Escrito por Marcos Barbosa.
Dirigido por Jânio Tavares.
Elenco:
Rita Cidade (Moacir-Indiene Duboís)
Joaquina Carlos (Alzira – a mãe)
Dirceu Barbosa (Antero – o pai)
Zizi Idalécio (Noélia – a madrinha)
 
A experiência do teatro descansa finalmente com a platéia, e, quando nós mantemos as nossas mentes e coração abertos, a nossa percepção do que aconteceu naquele “quarto” escuro é sempre verdade. Nós, as testemunhas da vida, somos convidados a pensar no que o futuro pode reservar.
 
Uma verdade pode se levar no pensamento ao termino desse espetáculo. Muitos querem mudar, mas nem todos podem. Os que conseguem, agora tem que lutar, para serem aceitos, mas não para  serem felizes.

Este é um atraente e provocador trabalho teatral, apresentado com um verdadeiro cuidado e raciocínio. Vi essa peça, as vezes como comedia, as vezes como um drama psicológico e até social, mas é no entanto, um excelente trabalho que enfoca o sentimento materno e paterno e os preconceitos socioculturais.

domingo, 10 de maio de 2009

II COPA LUCIANO CAVALCANTE DE FISICULTURISMO - SESC JUAZEIRO

Quando se fala em força, músculo, peso, halteres, fisiculturismo, muitos imaginam que não existe nada por trás, além de esforço físico e narcisismo. Ao contrario do que se fala, existe muito mais que isso. Existe espírito, conhecimento, condicionamento, controle emocional, cultura e muita disciplina. A saúde é um dos focos principais.

Alguns questionam se “bodybuilding” pode ser considerado um esporte, isso porque não existe uma concorrência atlética e sim uma estruturação física. Hoje podemos ver que a cada dia as coreografias se tornam muito competitivas nas apresentações, com direito a trilha sonora e iluminação. A cinesiologia é presente no treinamento e na vida diária desses verdadeiros atletas.

O fisiculturismo, ou “bodybuilding”, muitas vezes é atribuída a origem a Eugen Sandow que fez uma apresentação das características físicas em 1893 no World Columbian Expositions em Chicago. Depois desse evento, Sandow passou a fazer apresentações pela Europa e abriu academias de fisiculturismo por toda a Inglaterra e ainda publicou sua própria revista.

Neste ultimo dia 09 de maio de 2009, véspera dos dias das mães, aconteceu no Teatro Patativa do Assaré, SESC Juazeiro do Norte, a II Copa Luciano Cavalcante de Fisiculturismo.

Aos poucos e timidamente, o publico passou a se acomodar no maravilhoso teatro. Para iniciar o evento foi apresentado um vídeo da historia recente do fisiculturismo no telão e toda a platéia se calou para assistir. O ator, e hoje governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger aparece em primeiro plano da matéria sobre fisiculturismo com entrevista e em treinamento de coreografia. É um documentário dos anos 70. Naquela época (1975) ele se tornava pela setima vez o Mr. Olympia, achando que ia se aposentar, mas volta em 1980 e ganha mais uma vez. Nas cenas também surgia Mike Katz e Lou Ferrigno (aquele mesmo do Incrível Hulk dos seriados dos anos 1970 e 1980).

A apresentação inicial ficou por conta do professor Branco, que já iniciou alertando os atletas presentes na platéia que não tentassem fazer o mesmo que foi apresentado no documentário por Arnold e Lou Ferrigno. Adiante fez belissimo comentario sobre as competições e que vem acontecendo ultimamente e convidou o professor Luciano Cavalcante para iniciar o evento.

Luciano Cavalcante, o qual a Copa leva o nome, iniciou seus agradecimentos e mostrou o foco que o evento estava destinado a atingir. Demonstrando grande conhecimento de fisiculturismo faz explanações sobre os atletas e as categorias, deixando a platéia mais informada e ansiosa sobre o que estava por vir. Falou sobre suplementos alimentares e a importância de se ter a orientação de um profissional da área.

Os juízes postos em seus devidos lugares para iniciarem a avaliação da simetria dos atletas, preparavam as sumulas onde ficariam anotados o que seus olhares e experiência iriam avaliar nos formatos e definições musculares, alem da coreografia. Em uma avaliação de fisiculturismo entra também critérios onde avalia-se também o valor das concorrências e aptidão aeróbica.




O fisiculturismo é algo pessoal. A maioria entra em competições como estas por terem em suas metas pessoais e você logo nota isso, nos participantes em questão, quando são chamados por Luciano Cavalcante para a apresentação inicial. Alem de muito músculos, nossos atletas entram com muita seriedade, confiança e animação. Você sentia a cada apresentação, a intenção de atingir o objetivo de vitória na Copa. Para aqueles atletas, o fisiculturismo mostra que é a vida deles.

Palavras como bíceps, tríceps, coxa, abdômen, são lançadas e os atletas os apresentam com muita intimidade anatômica. Os corpos bem definidos interagem em sincronia com musicas pesadas e apesar de tanta musculatura, demonstram uma leveza impressionante. A simetria e a proporção corporal começam a ser avaliadas e os quatro juízes sentem que ainda tem muito a vir.

A Class Junior é a primeira a ser apresentada com um único participante, porém, com muita condição, proporção e simetria. Francisco Laércio não deixou cair sua guarda nem uma vez, perfeitamente sincronizado com a trilha escolhida, mostrou que houve dedicação na sua preparação para o evento. Como único, leva o premio sem muita conversa.

Foi apresentado agora a Class 04. Nessa categoria contamos com Cícero John, Cícero Roberto, Francisco Alves e Josué Ludgerio. Ludgerio iniciou a apresentação da categoria, mas não obteve bons resultado ficando com o quarto lugar. Francisco Alves veio em seguida e pegou o terceiro lugar. Sua apresentação teve excelente coreografia e mostrou que se entrega muito a esse desporto. Cícero Roberto parecia tímido quando apontou no palco mas quando inicia sua coreografia de apresentação o cara mostra paciência e muita disciplina. Levou com isso o segundo lugar. Para a surpresa e alegria da platéia, aparece aquele que se destacaria e que faria um show a parte nessa noite, Cícero John. Ao som do Pink Floyd, John arrancou aplausos e gritos da platéia. Sua coreografia ousada e muito bem sincronizada, persuadia os juízes. Mas a verdade é que o conjunto que define a competição estava em perfeito acordo e John levou o titulo de campeão nessa categoria.

A Class 03 é iniciada por Willian Noca, que com muita postura se apresenta com uma performance maravilhosa. Mostrou um excelente aprimoramento de poses, além de um físico extremamente simétrico e definido e levou o segundo lugar nessa categoria. Com indiscutível qualidade, Francisco Rodrigues mostrou sua alta definição muscular e um impressionante desempenho. Venceu a categoria merecidamente. Levando o terceiro lugar, Josivan José oliveira não fez feio. Esse excelente atleta fez uma apresentação elegante e muito competitiva. Apresentou um físico muito harmonioso.

Um breve intervalo aconteceu para premiar a platéia, que levou camisas, coqueteleiras e DVDs.

Voltamos com a Class 01. Para segundo lugar na categoria, os incontestáveis volumes musculares que apresentavam de inicio era do Átila Alves. Esse jovem atleta entra em cena como um dos que se entregam com toda a sua alma ao fisiculturismo. Mostrou-se com densidade muscular superior em relação aos seus concorrentes. Novamente vemos o Francisco Laércio montar seu conjunto muscular e sua performance sempre bem sincronizado com a trilha. Sua otima forma física e maturidade é apresentada de forma que os juízes aponta-o como campeão na categoria Class 01, sendo seu segundo titulo da noite. Encerrando a categoria, Francisco Iran. Mostrando precisão em seus movimentos, Iran começou sua performance como se contasse a historia do atletismo. Revelou sua gratidão ao fisiculturismo com uma performance inteligente e saudável. Levou o terceiro lugar e ainda foi elogiado posteriormente por um dos juízes e organizador de eventos, o professor Branco.


Encerrando as categorias, tivemos o Overall. Essa categoria escolhe o melhor atleta entre os primeiros colocados de todas as categorias da Copa. Houve somente três competidores no palco. Cícero John, Francisco Rodrigues e Francisco Laércio (Francisco Laércio levou dois títulos, o Class Junior e Class 01). Os três entraram no palco arrancando do público grandes aplausos, gritos e assobios. Os seus nomes eram clamados aos juízes como vencedores da categoria. Como somente existe um primeiro lugar, Cícero John leva o troféu, muito merecido. Em sua comemoração valeu sua trilha sonora e sua coreografia marcante. O segundo lugar ficou para o Francisco Rodrigues e o terceiro para o Francisco Laércio.

Os juízes dessa competição foi o professor Branco (Fortaleza), Zé Ivan (Juazeiro), Paulo Cícero (Crato) e Reginaldo (Juazeiro). A apresentação foi do próprio Luciano Cavalcante e tivemos a presença do representante da Fortiori, Rodrigo Chagas.

Este é um tipo de evento muito especial. Traz um entretenimento para os espectadores com informações importantes para a resistência e saúde corporal de uma forma brilhante e inteligente. As competições são sadias e amigáveis. Dá ênfase na forma corporal: sua simetria e definição. A compleição entre os concorrentes celebra a harmoniosa competitividade fundindo-se com coreografias criativas, resistência, força, habilidade atlética, flexibilidade, coordenação, estilo, personalidade, incorporadas a um estilo atlético que “se mostra onde você estiver”.