terça-feira, 12 de maio de 2009

AVENTAL TODO SUJO DE OVO - TEATRO SESC PATATIVA DO ASSARÉ (JUAZEIRO DO NORTE)

Assistir uma peça de teatro, para muitos, ainda é algo muito monótono e cansativo. Mas na nossa região está havendo uma ascensão nesse meio, assim creio. Até um tempo atrás o Cariri contava com muitos “pseudos” atores. Na verdade não passavam de pessoas que não tinha mais o que fazer. Os bons continuam até hoje, fazendo sucesso e agradando muito em suas performances.
 
Bem junto ao público, dividindo o palco, assim foi a peça “Avental Todo Sujo de Ovo” que aconteceu neste ultimo dia 10 de maio de 2009, no teatro SESC Patativa do Assaré – SESC Juazeiro do Norte.

Um elenco formado por profissionais competentes e já conhecidos na região, a peça tem um enredo interessante e muito similar a realidade de muitas famílias. Com muita seriedade e também belas picadas de humor, o Grupo Ninho de Teatro, apresenta uma verdade que abala a relação familiar pelo preconceito imposto pela sociedade ao longo dos tempos. Porem, ao mesmo tempo, mostra que o amor que o sangue nos oferece como dádiva da vida, pode causar reviravoltas.

Embora tenha chegado atrasado por motivos particulares, ainda deu para ficar muito maravilhado com todo o espetáculo que a boa arte cênica ainda pode nos dar.

“Avental Todo Sujo de Ovo” relata a historia de um garoto que fugiu de casa quando criança e volta 20 anos depois, para rever seus, já cansados e saudosos pais, Alzira (Joaquina Carlos) e Antero (Dirceu Barbosa). Moacir (Rita Cidade) tem um longo diálogo (que ora faz rir, ora cria um nó na garganta) com sua mãe Alzira. Nessa hora você pode notar o profissionalismo dessas duas atrizes pelos improvisos que a peça permite. Esse dia é o aniversário do Moacir e, por coincidência, dia das mães. Alzira de inicio tem uma grande surpresa com o retorno de Moacir, mas como todas as mães, tenta entender o que aconteceu com ele nesses últimos 20 anos. A participação da madrinha de Moacir, Noélia (Zizi Idalécio), é outro retrato da vida. Uma comadre que acompanhou todos esses anos, dando o ombro amigo a Alzira. Ela me lembrou muito aquelas vizinhas fofoqueiras e encrenqueiras que não fazem nada na vida, alem de investigar e instigar malicias (detalhe: das cenas de Noélia vi somente a última participação). A maior surpresa é a Indiene Dubois, uma dançarina (da boate Mademoiselle).

 



Grupo Ninho de Teatro:
AVENTAL TODO SUJO DE OVO
Escrito por Marcos Barbosa.
Dirigido por Jânio Tavares.
Elenco:
Rita Cidade (Moacir-Indiene Duboís)
Joaquina Carlos (Alzira – a mãe)
Dirceu Barbosa (Antero – o pai)
Zizi Idalécio (Noélia – a madrinha)
 
A experiência do teatro descansa finalmente com a platéia, e, quando nós mantemos as nossas mentes e coração abertos, a nossa percepção do que aconteceu naquele “quarto” escuro é sempre verdade. Nós, as testemunhas da vida, somos convidados a pensar no que o futuro pode reservar.
 
Uma verdade pode se levar no pensamento ao termino desse espetáculo. Muitos querem mudar, mas nem todos podem. Os que conseguem, agora tem que lutar, para serem aceitos, mas não para  serem felizes.

Este é um atraente e provocador trabalho teatral, apresentado com um verdadeiro cuidado e raciocínio. Vi essa peça, as vezes como comedia, as vezes como um drama psicológico e até social, mas é no entanto, um excelente trabalho que enfoca o sentimento materno e paterno e os preconceitos socioculturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário