terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A CASA DO PAPAI NOEL



A CASA DO PAPAI NOEL EXISTE

Em todo o mundo se comemora o Natal. Em todo mundo você encontra praças, churrascarias, pizzarias, lanchonetes e até funerárias com decorações natalinas. No mundo todo nunca falta uma "verdadeira" Casa do Papai Noel.

Pesquisando na internet você encontra, pelo mundo afora, Casas belíssimas do Papai Noel. Todos os estilos são criados com o compromisso, a qualidade e valor para se certificar de que a casa reflita o verdadeiro espírito do Natal.

A CASA

Construída no inicio do século passado e que serviu de residência de ilustres políticos cearenses durante décadas, hoje é transformada em atração turística (e sem fins lucrativos) durante todo o mês de dezembro. A idealização vem do casal Silvânia e Ivan Bezerra que sentiram a necessidade de um espaço turístico onde o Natal seria o tema.



A historia vem mostrando que tudo vem no seu tempo certo. A época de hoje, com toda tecnologia, vem tirando a fantasia de muitas crianças, mas com um projeto desse porte, sem custo para os visitantes, sem nem um tipo de discriminação, o sonho, a fantasia, o espírito do verdadeiro Natal volta a ser presente nas vidas de milhares de crianças. Casais de varias cidades adjacentes já agendaram os dias para visitarem a casa com seus filhos. A casa não serviu de atração somente para o Juazeiro, mas para todo o Cariri. A casa não serviu só para ser fotografada, mas sim, para trazer de volta aquele sentimento de felicidade de uma época esquecida por muitos e que retoma o lugar correto nos corações de quem a visita.



Durante quatro anos a visitação vem aumentando. No ultimo ano foi registrado mais de 45 mil pessoas de diversos lugares. É estimado que esse ano chegue a quase 60 mil, pois diariamente vem recebendo uma media de 2 mil pessoas, tendo dias que atinge mais de 3 mil.



A casa é dividida em diversos cômodos que não foi preciso mexer na arquitetura original. Entre os objetos que decoram a casa você encontra peças originais de uso da matriarca da família, dona Maria Amélia, e que estão sendo expostos pelos ambientes. A casa também possui objetos e até mesmo móveis doados por particulares para uso durante o período que a casa recebe visitas.



Em cada cômodo uma ajudante do Papai Noel explica em detalhes a historia da casa e que ambiente é aquele.



Logo na entrada, uma das primeiras salas serviu como Memorial dos Bezerra de Menezes. É encontrada uma placa comemorativa com a história política da família, livros biográficos, fotografias históricas de momentos familiares, sociais e políticos.



No quintal, o "bom velhinho" e sua amada Mamãe Noel, recepcionam e posam para fotos junto ao trenó e algumas renas. Ao fundo uma laranjeira é decorada igual aos clássicos pinheiros.



Quem pensa que acabou? Quando a foto com o Papai Noel já está guardada em suas maquinas, o visitante desliga achando que agora o destino é ver todas as maravilhosas fotos em casa. Passamos por uma enorme bota vermelha e encontramos um corredor com fabricas. A fabrica de brinquedos, de doces, a enorme maquina de chocolate... A bela fazenda com direito até mesmo a um poço. Algo interessante é que o poço vem sendo alvo de pedidos secretos, transformado no "poço dos desejos". Os visitantes de tão extasiados, mergulharam na fantasia com toda paixão pela beleza do local.









A LENDA

Seguindo a lenda, de que a criança tem que escrever para o Papai Noel para receber o presente, os idealizadores guardam no primeiro ambiente da casa, junto à cadeira do Papai Noel e a lareira, um baú com milhares de cartas ja recebidas. A distribuição acontecerá na noite do Natal.

O COMPLEMENTO

Como se não bastasse uma casa espetacular, foi construído um presépio enorme no casarão vizinho e será encenado o nascimento de Jesus. Serão mais de 40 atores. Haverá canto do Coral de Anjos da Casa do Papai Noel e uma missa no dia 23, para abertura do espetáculo.

OS VISITANTES ILUSTRES







Goverador Cid Gomes com o Dr. Ivan Bezerra, Papai Noel e Mamãe Noel.

Nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro, o governador Cid Gomes tomou conhecimento da Casa do Papai Noel em Juazeiro do Norte. Em visita a região do Cariri, foi convidado pelo idealizador da Casa, Dr. Ivan Rodrigues Bezerra, que também é o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará. Presente no local também esteve o prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Santana, o deputado José Guimarães, o secretário do Desenvolvimento Agrário Camilo Santana.

A casa foi apresentada pelo próprio idealizador, Dr. Ivan Bezerra e sua esposa Dra. Silvânia. Inicialmente, do lado de fora, um enorme presépio que está sendo montado ao lado da casa. Na primeira sala o governador Cid ficou pasmado com o acervo familiar de fotos e livros da família Bezerra de Menezes. Na segunda sala o governador ainda sentou na cadeira do Papai Noel e notou um grande baú com milhares de cartas. Ficou sabendo que aquelas cartas são escritas pelas crianças da região caririense. O Dr. Ivan explicou que no dia do Natal serão distribuídos a aquelas crianças mais de três mil brinquedos, além de maquinas de costura e outros presentes para os familiares. Não haverá sorteio e os brinquedos serão entregues a cada criança que enviou a carta. Em cada cômodo o governador mostrava encantamento e surpresa em tão belo ponto turístico que o Juazeiro ganhou a exatos quatro anos. No "Poço dos Desejos" o governador Cid fez um pedido e jogou uma moeda de 50 centavos, mas não revelou qual o desejo feito. Já o deputado José Guimarães preferiu jogar a sua moeda de costas para o poço.

RESUMO

A casa está servindo de ponto de restauração do verdadeiro espírito natalino. Acredito que não haja um visitante, adulto, que não retome lembranças da sua infância. Em pouco momento naquela casa podemos testemunhar diversas pessoas deixando cair lagrimas. Mesmo o mais cético e mais adulto ser humano é tocado por sentimentos de puro êxtase.

Quanto as crianças... Bom... Quem dera tivesse, eu, visto essa casa em meu tempo de criança, pois acho que teria vivido a minha adolescência com mais paz no coração, com mais amor ao próximo, com mais criatividade no que fazia e acho que teria sido o homem de hoje melhor. Tornaria-me um pai mais presente e mais amável. Contaria historias para meus filhos com mais vida e seriam mais educativas. Essa casa enfeitiça com amor. Não vejo quem possa ter ódio no coração ao entrar nessa fantasia maravilhosa.

Se tanto sentimento aflora em um adulto cético como eu, imagino o que se passa em crianças carentes que vi entrar naquela casa com as roupinhas sujas, calçando uma sandalinhas aos pedaços, cheio de brilho nos olhos, com o coração palpitante, respiração ofegante e um lindo sorriso estampado no rosto. Segurando sua mão, aquela mãezinha com uma camiseta de propaganda de uma drogaria, um lencinho na outra mão, indicando ao seu pequenino onde colocar sua carta para o Papai Noel, deixando transparecer que a esperança de ganhar a maquina de costura está presente eu seu coração cansado de tanta pobreza. O esperançoso guri se afasta da porta da sala onde depositou a carta, como se quisesse guardar o local para que ninguém levasse aquela sua cartinha, tirando sua esperança de, talvez, ganhar seu primeiro presente de Natal de sua vida. Imagine por mim esse sentimento todo, pois eu não consigo.

LOCAL E HORARIO

A Casa do Papai Noel esta localizada em frente a Praça Padre Cícero, no centro de Juazeiro e é impossível não notá-la. Rua Padre Cícero, 362.

Um comentário: