domingo, 10 de maio de 2009

II COPA LUCIANO CAVALCANTE DE FISICULTURISMO - SESC JUAZEIRO

Quando se fala em força, músculo, peso, halteres, fisiculturismo, muitos imaginam que não existe nada por trás, além de esforço físico e narcisismo. Ao contrario do que se fala, existe muito mais que isso. Existe espírito, conhecimento, condicionamento, controle emocional, cultura e muita disciplina. A saúde é um dos focos principais.

Alguns questionam se “bodybuilding” pode ser considerado um esporte, isso porque não existe uma concorrência atlética e sim uma estruturação física. Hoje podemos ver que a cada dia as coreografias se tornam muito competitivas nas apresentações, com direito a trilha sonora e iluminação. A cinesiologia é presente no treinamento e na vida diária desses verdadeiros atletas.

O fisiculturismo, ou “bodybuilding”, muitas vezes é atribuída a origem a Eugen Sandow que fez uma apresentação das características físicas em 1893 no World Columbian Expositions em Chicago. Depois desse evento, Sandow passou a fazer apresentações pela Europa e abriu academias de fisiculturismo por toda a Inglaterra e ainda publicou sua própria revista.

Neste ultimo dia 09 de maio de 2009, véspera dos dias das mães, aconteceu no Teatro Patativa do Assaré, SESC Juazeiro do Norte, a II Copa Luciano Cavalcante de Fisiculturismo.

Aos poucos e timidamente, o publico passou a se acomodar no maravilhoso teatro. Para iniciar o evento foi apresentado um vídeo da historia recente do fisiculturismo no telão e toda a platéia se calou para assistir. O ator, e hoje governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger aparece em primeiro plano da matéria sobre fisiculturismo com entrevista e em treinamento de coreografia. É um documentário dos anos 70. Naquela época (1975) ele se tornava pela setima vez o Mr. Olympia, achando que ia se aposentar, mas volta em 1980 e ganha mais uma vez. Nas cenas também surgia Mike Katz e Lou Ferrigno (aquele mesmo do Incrível Hulk dos seriados dos anos 1970 e 1980).

A apresentação inicial ficou por conta do professor Branco, que já iniciou alertando os atletas presentes na platéia que não tentassem fazer o mesmo que foi apresentado no documentário por Arnold e Lou Ferrigno. Adiante fez belissimo comentario sobre as competições e que vem acontecendo ultimamente e convidou o professor Luciano Cavalcante para iniciar o evento.

Luciano Cavalcante, o qual a Copa leva o nome, iniciou seus agradecimentos e mostrou o foco que o evento estava destinado a atingir. Demonstrando grande conhecimento de fisiculturismo faz explanações sobre os atletas e as categorias, deixando a platéia mais informada e ansiosa sobre o que estava por vir. Falou sobre suplementos alimentares e a importância de se ter a orientação de um profissional da área.

Os juízes postos em seus devidos lugares para iniciarem a avaliação da simetria dos atletas, preparavam as sumulas onde ficariam anotados o que seus olhares e experiência iriam avaliar nos formatos e definições musculares, alem da coreografia. Em uma avaliação de fisiculturismo entra também critérios onde avalia-se também o valor das concorrências e aptidão aeróbica.




O fisiculturismo é algo pessoal. A maioria entra em competições como estas por terem em suas metas pessoais e você logo nota isso, nos participantes em questão, quando são chamados por Luciano Cavalcante para a apresentação inicial. Alem de muito músculos, nossos atletas entram com muita seriedade, confiança e animação. Você sentia a cada apresentação, a intenção de atingir o objetivo de vitória na Copa. Para aqueles atletas, o fisiculturismo mostra que é a vida deles.

Palavras como bíceps, tríceps, coxa, abdômen, são lançadas e os atletas os apresentam com muita intimidade anatômica. Os corpos bem definidos interagem em sincronia com musicas pesadas e apesar de tanta musculatura, demonstram uma leveza impressionante. A simetria e a proporção corporal começam a ser avaliadas e os quatro juízes sentem que ainda tem muito a vir.

A Class Junior é a primeira a ser apresentada com um único participante, porém, com muita condição, proporção e simetria. Francisco Laércio não deixou cair sua guarda nem uma vez, perfeitamente sincronizado com a trilha escolhida, mostrou que houve dedicação na sua preparação para o evento. Como único, leva o premio sem muita conversa.

Foi apresentado agora a Class 04. Nessa categoria contamos com Cícero John, Cícero Roberto, Francisco Alves e Josué Ludgerio. Ludgerio iniciou a apresentação da categoria, mas não obteve bons resultado ficando com o quarto lugar. Francisco Alves veio em seguida e pegou o terceiro lugar. Sua apresentação teve excelente coreografia e mostrou que se entrega muito a esse desporto. Cícero Roberto parecia tímido quando apontou no palco mas quando inicia sua coreografia de apresentação o cara mostra paciência e muita disciplina. Levou com isso o segundo lugar. Para a surpresa e alegria da platéia, aparece aquele que se destacaria e que faria um show a parte nessa noite, Cícero John. Ao som do Pink Floyd, John arrancou aplausos e gritos da platéia. Sua coreografia ousada e muito bem sincronizada, persuadia os juízes. Mas a verdade é que o conjunto que define a competição estava em perfeito acordo e John levou o titulo de campeão nessa categoria.

A Class 03 é iniciada por Willian Noca, que com muita postura se apresenta com uma performance maravilhosa. Mostrou um excelente aprimoramento de poses, além de um físico extremamente simétrico e definido e levou o segundo lugar nessa categoria. Com indiscutível qualidade, Francisco Rodrigues mostrou sua alta definição muscular e um impressionante desempenho. Venceu a categoria merecidamente. Levando o terceiro lugar, Josivan José oliveira não fez feio. Esse excelente atleta fez uma apresentação elegante e muito competitiva. Apresentou um físico muito harmonioso.

Um breve intervalo aconteceu para premiar a platéia, que levou camisas, coqueteleiras e DVDs.

Voltamos com a Class 01. Para segundo lugar na categoria, os incontestáveis volumes musculares que apresentavam de inicio era do Átila Alves. Esse jovem atleta entra em cena como um dos que se entregam com toda a sua alma ao fisiculturismo. Mostrou-se com densidade muscular superior em relação aos seus concorrentes. Novamente vemos o Francisco Laércio montar seu conjunto muscular e sua performance sempre bem sincronizado com a trilha. Sua otima forma física e maturidade é apresentada de forma que os juízes aponta-o como campeão na categoria Class 01, sendo seu segundo titulo da noite. Encerrando a categoria, Francisco Iran. Mostrando precisão em seus movimentos, Iran começou sua performance como se contasse a historia do atletismo. Revelou sua gratidão ao fisiculturismo com uma performance inteligente e saudável. Levou o terceiro lugar e ainda foi elogiado posteriormente por um dos juízes e organizador de eventos, o professor Branco.


Encerrando as categorias, tivemos o Overall. Essa categoria escolhe o melhor atleta entre os primeiros colocados de todas as categorias da Copa. Houve somente três competidores no palco. Cícero John, Francisco Rodrigues e Francisco Laércio (Francisco Laércio levou dois títulos, o Class Junior e Class 01). Os três entraram no palco arrancando do público grandes aplausos, gritos e assobios. Os seus nomes eram clamados aos juízes como vencedores da categoria. Como somente existe um primeiro lugar, Cícero John leva o troféu, muito merecido. Em sua comemoração valeu sua trilha sonora e sua coreografia marcante. O segundo lugar ficou para o Francisco Rodrigues e o terceiro para o Francisco Laércio.

Os juízes dessa competição foi o professor Branco (Fortaleza), Zé Ivan (Juazeiro), Paulo Cícero (Crato) e Reginaldo (Juazeiro). A apresentação foi do próprio Luciano Cavalcante e tivemos a presença do representante da Fortiori, Rodrigo Chagas.

Este é um tipo de evento muito especial. Traz um entretenimento para os espectadores com informações importantes para a resistência e saúde corporal de uma forma brilhante e inteligente. As competições são sadias e amigáveis. Dá ênfase na forma corporal: sua simetria e definição. A compleição entre os concorrentes celebra a harmoniosa competitividade fundindo-se com coreografias criativas, resistência, força, habilidade atlética, flexibilidade, coordenação, estilo, personalidade, incorporadas a um estilo atlético que “se mostra onde você estiver”.










6 comentários:

  1. Olá amigo !!

    Parabéns pelo belissimo trabalho,bastante profissional !!

    Fico grato a Deus por um profissional como você,ter estado presente em meu evento,pois o torna ainda mais belo o nosso trabalho.

    Posso ver que você,faz o seu trabalho com amor e dedicação,parabéns pelo belissimo trabalho, que na verdade ficou maravilhoso.

    Obrigado pela sua preseça mais uma vez e sucesso em toda sua vida !

    Que Deus abençoe você e toda sua familia,grande abraço.

    Luciano Cavalcante

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Daniel,

    Parabéns pelo excelente trabalho,bastante profissional !!

    Estou impressionado tembém pelo texto ao qual foi escrito por você vejo que vasculhou muito sobre a historia do esporte citando o nome até do Eugen Sandow !! caraca !

    Foi o seu primeiro evento no genero aqui na região,pena que a chuve atrapalhou um pouco e devido a ela também tivemos um numero pequeno de atletas,mais esperoque você possa estar nos outros que virão.

    Muito obrigado pelo seu trabalho,fico feliz por ter estado ali conosco,grande abraçoe fica na paz.

    Luciano Cavalcante

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde!!! Amigo!!Um Evento de Alto Nivel, local Expetacular é Me Aparece VC com Um
    Trabalho EXPLENDEROSO/MAGISTRAL!! Obrigado Pela sua Presença,Sucesso!! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Dani eu li toda sua matéria sobre o campeonato de fisiculturismo e te confesso que não é minha praia esse tipo de esporte,que aliás pra mim não é esporte,esse monte de homem marombado,ui!não é nada atraente.
    Mas o que me impressiona é o profissionalismo que sempre está presente em cada trabalho seu.
    Fale sobre tradições,tatuagem,moda,seja qual for o assunto ,você faz com que pareça que vive no meio.
    Parabens!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. parabens luciano pela coragem e a iniciativa de fazer esse canpeonato aqui no cariri, no próximoeu estarai aí pra conferir quem sabe competir.fabio de campos sales flex academia.

    ResponderExcluir