segunda-feira, 11 de abril de 2011

CARIRI MTB 2011 – 17º Edição

Domingo de sol, calor e muita disposição. Disposição em um domingo? Sim. Para os personagens de hoje, assim como os da semana passada, o dia é de bike. O cenário: Sitio Pinheiros.



Em sua 17º edição, o Cariri MTB 2011, reúne centenas de pessoas e dezenas de atletas para mais um dia de suor e muito, mas muito esforço físico.




A trilha tinha somente 3 km, mas como é uma prova de XCO (Cross-Country – explico já o que é) passa a parecer que tem muito mais, principalmente se o tempo não ajuda muito com tanto calor e se você ainda tem que dar 8 voltas, sendo um total de 24 km. A média de tempo gasto por cada volta pelo grande vencedor foi de 10 minutos. A prova começou as 9h30 e você imagina como deveria estar o sol neste horário.Com o calor, alguns dos participantes foram desclassificados por tirarem a blusa no decorrer da prova.



O Sitio Pinheiro (visite o site www.sitiopinheiroscariri.com.br) é conhecido pelo aconchego de seus chalés e sua beleza natural, com sua vegetação e clima ameno na maior parte do tempo. Localizada no sopé da Chapada do Araripe, uma das chapadas com as maiores belezas naturais do Brasil, recebeu os atletas mais uma vez. Suas trilhas são muito complexas e difíceis até mesmo para quem já tem experiência. Faz sofrer, faz cair, suja, quebra, mete medo.

Já no final da prova tive a “cansativa” idéia de percorrer a área que fica encoberta pela vegetação, fazendo-me suar, cansar, quase desistir de continuar, quase me derrubando, quase me matando... e muitos quases e outras certezas depois eu volto ao principio, à civilização, à um gole de água e até uma cervejinha, uma única cervejinha doada gentilmente pelo atleta Thiago.




O resultado do Cariri MTB 2011 teve validade como etapa do Campeonato Cearense. A realização ficou por conta da Eco Biker’s (www.ecobikers.com.br) na coordenação de Ernesto Rocha, diretor. Tivemos também a presença de Eduardo Lopes da Federação Cearense, que supervisionou a prova local.

Como prometido anteriormente:
Cross-country ou XCO: É uma prova disputada em estradas de terra, que possuem um alto nível de decidas e subidas técnicas com pedras e raízes, geralmente as provas de xco não são muito longas iguais as de maratonas, apresentam em torno de 30 a 40 km mas em percursos técnicos e pesados. Uma das provas mais importantes de xco é a copa do mundo, que tem melhorado a cada ano (fonte: www.ecobikers.com.br/ecobikers/xco).

Para falar a verdade, eu quero terminar com uma musica do Queen: Bicycle Race

Bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle bicycle bicycle

I want to ride my bicycle
I want to ride my bike
I want to ride my bicycle
I want to ride it where I like



Carpe Diem

2 comentários:

  1. Caro Daniel, boa tarde. Eu ontem tive a grande alegria de participar pela primeira vez deste grande evento no Sitio Pinheiros. Quero parabenizar a todos envolvido direto ou indiretamente para tamanha realização. Parabens pelas belas fotos tbem!!! Até em Santana do Cariri!!

    ResponderExcluir
  2. Alô alô Daniel!!!
    Vc teria mais fotos do evento...se tiver alguma com a a minha cara me fala como posso adquiri-las!! Forte abraço!!

    ResponderExcluir