terça-feira, 2 de março de 2010

A Maquina do Tempo

Um bom filme me fascina. Olhar os efeitos visuais dos filmes antigos é tão maravilhoso quanto ver os que hoje são lançados em 3D.

Fico extasiado quando pego um filme antigo o qual assisti em uma Sessão da Tarde quando era criança. As vezes sinto cheiro da infância e lembro os temores, sonhos e pesadelos que tive na época.

No caso do filme que hoje eu assisti (mais uma vez), VIAGEM AO CENTRO DA TERRA, com Bredan Fraser e que é de dois anos atrás, me fez recordar um que assisti quando muito jovem, criança, antes mesmo da pré-adolescência, na casa dos meus avós paternos em uma tarde de semana na Sessão da Tarde e que voltei a ver novamente muitos anos depois em uma tarde de sábado na Record ou Bandeirantes, não me lembro. Sei que era um sábado de ressaca, deitado no chão frio da sala da casa de minha mãe, tomando muita água.
A MÁQUINA DO TEMPO (1960)


A versão que falo é de 1960 do diretor George Pal, estrelado por Rod Taylor (trabalhou em Os Pássaros e 36 Horas). Lembro das figuras dos Morlocks, que se alimentavam dos Elois. Os Morlocks, para quem não recorda ou não conhece são seres monstruosos, canibais e que vivem nos subterrâneos e os Elois são os seres humanos da época que vivia na superfície. As fantasias dos Morlocks desse filme são cômicas. Quando eles tocam na atriz Yvette Mimieux, você nota as mãos se deformando. Acho que o Fofão do Balão Mágico foi inspirado neles (risos). Já os Elois, são seres narcisistas, que viviam na paz, contemplando o seu mundo. Acredite, esse filme ganhou o Oscar pelos efeitos visuais.
Os Morlocks
Os Elois
Yvette Mimieux


Eu me lembro de um seriado que passava na TV na década de 70-80 (não sei bem a época) em que havia um túnel com círculos pretos e brancos que giravam todas as vezes que os personagens iam viajar no tempo, acho que se chamava O TÚNEL DO TEMPO.

Já o famoso DeLorean que viaja no tempo em De Volta para o Futuro, com Michael J. Fox e o engraçadíssimo Christopher Lloyd, ainda hoje passa na Rede Record e é o mais conhecidos desses que estou citando.
DeLorean

Carpe Diem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário